Começar, parar ou continuar?

Uma das ferramentas que acho extremamente útil e importante para o autodesenvolvimento é o mapa da transformação semanal, com ele podemos refletir sobre o que esta funcionando e dando certo, o que ainda não tentamos e que deveríamos começar a fazer e o que devemos ou podemos parar de fazer.
Em todos os processos de coaching que realizo, depois de 4 ou 5 semanas ou sessões é comum neste ponto o coachee já possuir uma linha de ações e tarefas que realiza semanalmente com objetivo de atingir sua meta, porém é comum nos acostumarmos com a rotina e raramente pensarmos se o que decidimos fazer, ou como decidimos fazer esta realmente trazendo resultado significativos e se as mesmas estão realmente maximizando as ações.
Gosto de desafiar os coachees a pensarem a respeito, a transformarem cada vez mais a sua semana em uma semana extraordinária, com ações que realmente sejam efetivas e que tragam valor e resultados para a sua meta ou objetivo.
O objetivo central deste desafio e refletir sobre a situação atual das suas ações e desenvolver os próximos passos, transformando e aperfeiçoando continuamente sua forma de pensar, agir e de realizar tarefas. O simples ato de refletir sobre as suas ações gera idéias, insight e inovações para uma nova visão, expandindo as possibilidades.
Para realizar esta transformação, devemos pensar na meta ou objetivo atual e pensar em novas idéias para três categorias:
  • Começar (comece): Quais são as coisas que precisamos ou que devemos COMEÇAR a fazer e que ainda não fizemos?
  • Parar (pare): O que estamos fazendo atualmente que devemos ou podemos PARAR de fazer que não esta funcionando?
  • Continuar (continue): O que estamos fazendo neste momento que esta funcionando e que devemos CONTINUAR fazendo?
É interessante ver que cada situação, ação ou tarefa se transforma de forma a sempre buscar a maximização dos resultados, e ainda mais interessante ver que cada indivíduo começa a interagir com suas ações num nível mais efetivo sempre buscando a inovação e já não se incomoda mais de sair da sua zona de conforto, buscando sempre uma nova solução para obtenção de resultados mais duradouros e efetivos.
Esse brainstorming semanal leva a uma transformação e autodesenvolvimento continuo e que irá servir em todos os aspectos futuros da vida do indivíduo, fazendo com que continuamente reflita sobre suas ações, busque novas soluções e elimine os sabotadores de sucesso.
Adriano Levy Barbosa
Executive & Life Coaching, Analista Comportamental DISC e ASSESS

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>