“De tanto procurar certezas absolutas em tudo, qualquer acontecimento no futuro nos parece imprevisível, mas não é!” – Adriano Levy

Criamos durante os anos uma grande ilusão de termos e sabermos a verdade a respeito de tudo e ainda pior que temos o controle e o conhecimento absoluto das circunstâncias e contextos.

Junto a esta “arrogância humana”, desenvolvemos uma cegueira crônica a respeito de nossas percepções e emoções, nossa empatia e tolerância social e nossas previsões de expectativas invisíveis e intenções irreais.

Ai a grande reflexão e insight brota em nossas cabeças, num desespero infantil de explicar aquilo para o que nos mesmos fechamos os olhos, e a isso damos o nome de mundo VUCA ou BANI.

Alguns ainda alegam que o mundo BANI é uma evolução natural do mundo VUCA, e isso por si só já gera um paradoxo que desafia a opinião comum, e a crença ordinária e compartilhada pela maioria, pois se o mundo é imprevisível como podemos prever sua evolução natural?

A verdade é que não estamos preparados para sair de nossas zonas de conforto e muito menos fazer o esforço necessário para eliminar nossas ilusões e procurar os pontos cegos de nossa própria existência.

Tudo é imprevisível, mas quando acontece, teimamos em dizer que era previsto, então porquê nada fizemos?

Simples, porque mudar, evoluir, amadurecer e tomar a consciência e responsabilidade necessária causa dor, desconforto e sofrimento, além é claro de necessitar de esforço e pró-atividade.

Nada acontece como uma “linha de trem”, linear e sequencial, todas as coisas são paralelas, simultâneas e antecipatórias o que significa que agora, no presente, você pode e deve construir o próximo passo, antecipar as expectativas e simultaneamente construir intenções alinhadas a estas expectativas.

Pergunte-se diariamente, eu faço isso:

  • Quais são as minhas grandes ilusões com relação ao meu conhecimento e crenças?
  • Quais são as minhas certeza e dúvidas com relação a mim mesmo e aos meus pensamentos?
  • O que não estou enxergando ou não quero enxergar, que está bem na minha frente?
  • Que resposta estou buscando e que problemas estou tentando resolver?
  • O que posso fazer hoje, neste instante?
  • Que mudanças estou tentando evitar

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Iniciar Chat
Precisando de ajuda?
Coach Adriano Levy
Olá! Como posso lhe ajudar?