Dismistificando o Processo de Coaching

Só de pensar em pedir ajuda, algumas pessoas chegam a tremer de medo, raiva e angústia, pois acham que seria o cúmulo ter que necessitar de alguém para realizar aquilo que aparentemente parece fácil de se fazer. O problema porém é que mesmo sendo fácil, nós somos os nossos maiores sabotadores, e conseguimos inconscientemente nos afastarmos de nossos propósitos, seja através de procrastinação, atenção e foco desviado para coisas triviais e não importantes, preguiça, desculpas e uma infinidade de limitantes que nós mesmos criamos.
Então o que fazer? É exatamente neste momento que precisamos de alguém que nos apoie, que nos desafie, mesmo sem dizer o que e como fazer, porém nos levando a pensar, refletir e acima de tudo a agir.
Não posso dizer que sempre pedi ajuda ou me deixei ser ajudado ou ter o apoio das pessoas, porém de uns anos para cá, com muita mudança de hábitos, estudo, experiências e principalmente erros, comecei a me deixar ser ajudado e principalmente que as pessoas me desafiassem a pensar e a refletir, hoje não só no âmbito pessoal mas também no profissional, sempre discuto e converso temas diversos com meus familiares e amigos, porém o que realmente fez a diferença foi o processo de coaching na minha vida, com ele pude conhecer meu perfil comportamental, conhecer os perfis dos outros, saber escutar atentamente e a me comunicar de forma eficiente, refletir sobre o que é realmente importante e em qual é o meu propósito de vida, criar metas e objetivos realizáveis e uma outra infinidade de mudanças que me fizeram ir cada vez mais em direção ao sucesso e aos resultados efetivos.
Todas as pessoas, em todas as esferas da sua vida, necessitam de apoio, parcerias e relacionamentos, pois somos uma sociedade e convivemos todos juntos. Seja no âmbito da saúde mental através de um terapeuta, seja na saúde física e corporal com exercícios físicos e acompanhamento de um instrutor de educação física, necessitamos também de alguém que nos apoie na obtenção de resultados efetivos na nossa vida pessoal e profissional, na relaização de metas e objetivos e em nossos propósitos de vida.
Todos nós nos perguntamos o que devemos fazer? como devemos fazer? porque devemos fazer? qual meu propósito de vida? o que desejo ser no futuro? que tipo de vida desejo levar?
É claro observar que as mudanças devem realmente acontecer de dentro para fora, ou seja, temos que nos mudar primeiro internamente, em nossos comportamentos, em nossas emoções, em nosso foco, na reflexão do nosso propósito para posteriormente conseguirmos mudar tudo a nossa volta de forma positiva e em direção ao nosso propósito de vida, sonhos e objetivos.
Para estas e outras questões o processo de coaching poderá não só lhe ajudar a encontrar as respostas mas também encaminhar seu desenvolvimento em direção a realização delas.
Na maioria dos casos, nos auto sabotamos e não nos permitimos sair da nossa zona de conforto em direção ao que realmente é importante em nossas vidas.
O processo de coaching tem por objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, isso ocorre por meio da utilização de ferramentas, conhecimentos, oportunidades e comportamentos que levarão o indivíduo a se tornar mais eficaz e a obter uma alta performance, maximizando suas ações e com foco em resultados efetivos.
Todo o processo ocorre sem, inferências, sugestões, conselhos ou opiniões, simplesmente através da parceira entre o profissional de coaching, conhecido como “coach” e o cliente, chamado de “coachee”. O objetivo principal e apoiar o coachee a mudar alguma coisa em sua vida pessoal ou profissional, que será definido como um objetivo ou meta a ser realizado.
O grande protagonista deste processo é o coachee que mais do que ninguém é o conhecedor de todas as respostas a respeito da sua vida e da sua profissão e pelas mudanças que serão relaizadas.
O coach essencialmente é um profissional extremamente apaixonado pelo desenvolvimento humano e pelo crescimento do ser, dando seu total apoio neste processo.
Muito além somente da realização da meta ou objetivo o processo de coaching visa também o autodesenvolvimento do coachee, seu crescimento pessoal, suas auto reflexões, insights e seu aprendizado.
Com o processo de coaching, você irá se desenvolver em vários aspectos, sendo alguns deles:
Definir de metas e objetivos;
Encontrar propósito de vida;
Acumular riquezas e valores;
Recolocação profissional;
Promoção ou mudança de cargo ou função;
Motivação pessoal e profissional;
Foco em Resultados;
Maximizar suas ações;
Compreender os perfis comportamentais;
Ter uma comunicação assertiva;
Ter uma influência positiva nas pessoas;
Alinhar todos os aspectos da vida pessoal;
Encontrar seus valores e necessidades essenciais;
Melhorar relacionamentos familiares;
Se autodesenvolver;
Gerir melhor o tempo;
E a lista não para por ai, é realmente um processo enriquecedor e de extrema eficácia que faz com que você veja o mundo e as pessoas de forma completamente diferente, consiga enxergar, ver, ouvir e refletir sobre suas emoções, comportamentos e ações e ainda consiga se desenvolver como ser humano, com empatia, paciência, comunicação afetiva e assertiva e muito mais.
Atualmente é considerado um dos processos mais eficazes e sensacionais no que se refere ao crescimento pessoal e profissional das pessoas, obtendo resultados duradouros e efetivos.
Espero, que apesar de ter escrito com paixão e de forma visionária, eu tenha consiguido transmitir o que o processo de coaching já fez por mim, pelos meus coachees e por várias pessoas no mundo e que possa também fazer por você.
Passe por um processo de coaching, consulte um coach certificado internacionalmente e vá em direção ao sucesso, você merece. E lembre-se seu momento é agora, faça acontecer!
Um Abraço
Adriano Levy Barbosa
Executive & Life Coaching Profissional, Analista DISC e ASSESS

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>