FÁCIL OU DIFÍCIL?

Se você chegou até aqui, ou seja, se decidiu abrir este artigo, talvez você tenha escolhido o caminho difícil, e já vou lhe avisar, talvez você nem saiba o porquê? Mas não se preocupe, vou lhe ajudar a entender o por que para algumas áreas de nossa vida tendemos a escolher o caminho fácil e para outras o caminho difícil.

Eu mesmo, sempre tive uma tendência, irracional, por escolher caminhos difíceis, cheios de desafios, obstáculos e barreiras, e assim como você, não entendia direito os motivos, mas fique comigo até o final, vai parecer difícil no começo, mas prometo que será algo simples e fácil!

Seja qual for a sua preferência, lembre-se antes de mais nada que não existe certo e errado, apenas o que lhe proporciona resultados verdadeiros e genuínos e acima de tudo extraordinários, muitas vezes o caminho fácil é sedutor, e nos convida de forma rápida a obter aquela satisfação de realização, mas pode ser um engodo e uma mentira, porém o caminho difícil pode ser cheio de arrependimentos, dor e sofrimento, então qual escolher, e como escolher?

Em ambos os casos algumas verdades precisam ser ditas, e entre elas estão as duas que mais importam, tempo e paciência, seguido pela disciplina e coragem, todas juntas podem criar uma resiliência e uma capacidade sobre humana de superar obstáculos, dificuldades e fracassos.

O tempo irá determinar a gravidade, urgência e tendência das coisas piorarem, e a partir da sua definição, fica mais fácil, decidir, qual caminho procurar, já a paciência, esta diretamente ligada ao grau de ansiedade e desejo que temos, o que pode prejudicar em muito nosso discernimento em escolher.

A disciplina, nos permite focar nos hábitos e comportamentos que realmente são eficazes na realização de ações e atitutes, porém algumas vezes será necessária a coragem em superar nossos próprios padrões, saindo do piloto automático e se aventurar por mares nunca antes navegados.

A regra no geral é não pensar na jornada, se esta, seria o caminho fácil ou difícil, mas concentrar-se em pequenos desafios, atos e ações, e a cada etapa, subir o grau de dificuldade e superação. Gosto de pensar em 5 etapas, mas você pode dividir em mais pontos essenciais, mas lembre-se que o tempo, paciência e ansiedade, deverão ser tratados com disciplina e coragem.

Comece com passos fáceis e simples, a famosa regra do 1%, fazendo o mínimo necessário para criar um hábito, pense por exemplo, em manter a saúde física, emagrecer e perder peso de forma saudável, talvez você queira sair correndo 5km, fazer 2 horas de academia, e reduzir a alimentação, tudo ao mesmo tempo, o que pode, além de criar uma resistência a mudança, e logo desistir da jornada, ao invés disso, comece com 500 metros, 15 minutos de exercícios e troque um item da alimentação por algo mais saudável.

Depois de uma semana, dobre suas metas, passe a fazer 1Km, 30 minutos de exercícios e troque mais dois itens da sua alimentação, após 4 semanas, dobre novamente suas metas.

Agora imagine que você tem 6 meses para escrever um livro, o mesmo deve ser aplicado, gosto de dividir o tempo que tenho em percentuais como – 40% / 20% / 10% / 5% / 25% – ou seja, nos primeiros 72 dias, irei escrever apenas 2 parágrafos por dia, passados estes dias, dobro para 4 parágrafos nos próximos 36 dias, depois 8 parágrafos por 18 dias, 16 parágrafos por 9 dias e finalmente 32 parágrafos pelos próximos 45 dias.

Ler um livro, o mesmo se aplica, mas quero realizar em 30 dias, faça o mesmo, 2 páginas por dia por 12 dias, 4 páginas por dia por 6 dias, 8 páginas por dia por 3 dias, 16 páginas em um dia e 32 páginas por dia por 8 dias, você terá lido um livro de 344 em 30 dias, o que acha? Fácil não é?

A jogada é criar uma jornada que crie hábitos no início, e que os desafios sejam pequenos, fáceis de superação e realização, e conforme o tempo for passando aumentar o nível de dificuldade, complexidade e eficiência, assim sua jornada será prazerosa e realizadora.

Lembre-se não existe fácil e difícil, existe tempo, paciência, disciplina e coragem, sua jornada deve ser fácil porém de alta performance.

Na próxima vez que for realizar uma tarefa, pense em praticar as 5 etapas!

Adriano Levy

Fundador da GOODINFO Desenvolvimento Humano & Coaching | Palestrante | Executive Coach | Especialista | Facilitador | Liderança | Comunicação | Inteligência Emocional | Analista Comportamental | Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional | Mestre Kundalini Reiki

#adrianolevy #escolhas #mindset #crescimento #jornada #resultados

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Iniciar Chat
Precisando de ajuda?
Coach Adriano Levy
Olá! Como posso lhe ajudar?