O que te define?

Seja na vida pessoal ou profissional, nos negócios ou carreira, o que te define é a essência base de construção de como você obtém sucesso e resultados, e em 90% dos casos esta definição não trás na sua declaração uma visão clara, tangível e transparente do seu “eu” empreendedor ou protagonista.

E assim a maioria dos serviços, produtos, relacionamentos, carreira ou profissão são conduzidos de forma atropelada, sem direção, resultados concretos e duradouros e com enorme esforço para inovação e transformação, pelo simples fato de conduzirmos nossas ações pelo pensamento e interpretação teórica, ao invés de valorizarmos a experiência real.

Na minha experiência recente, uma simples solicitação de uma refeição em uma lanchonete (não cabe aqui nome ou marca), com algumas ressalvas e condições específicas, minhas é claro, como cliente, não foram atendidas e para minha surpresa, mesmo depositando confiança no atendimento das mesmas (o que não me exime da responsabilidade de conferir), não foram atendidas, e pela minha perspectiva, seguiram o padrão, hábito e rotina automática normal, como em um processo robotizado que segue ordens e programação específica e onde não cabem alterações nem customizações, resultando numa tela de erro cognitivo e comportamental.

Existe uma grande diferença, na declaração e definição do propósito da lanchonete existir, seja para servir lanches e almoços, entre outros produtos e serviços aos clientes, ou em proporcionar uma alimentação saudável, com custo acessível e de boa qualidade, porém o que distingue a primeira da segunda é onde você deposita o seu foco, na quantidade, na conclusão e realização do ato de servir ou na experiência, qualidade e satisfação.

Assim construímos nossos propósitos, focados no “eu”, na geração de renda, lucro ou bônus e vantagens individuais ao invés do “nós”, na experiência real, qualidade, conexão e relacionamentos.

Uma ferramenta que gosto muito é com certeza a visão do Golden Circle de Simon Sinek, e com uma pequena adaptação emocional, cognitiva e comportamental do que chamo de coração, consciência e corpo que abaixo deixo como ponto de partida para uma reflexão do que lhe define.

Coração: É o seu porquê, o que lhe encanta, o que lhe motiva, o que faz com que você ame e tenha paixão pelo que aprendeu, se formou, trabalha ou faz? É o “porque” do Golden Circle, o centro que faz com que tudo ao seu redor gire e continue em movimento.

Conciência: É o seu racional e lógico, prático e assertivo, são os fatos e a real experiência, é o “como” do golden circle, é a jornada, o caminho, a forma consciente e clara de como agir, o que fazer.

Corpo: É o esforço, o comprometimento, a resiliência, o aprendizado, desenvolvimento, crescimento e amadurecimento, “o que” do golden circle, seja no aspecto de “fazer” ou de “proporcionar”, são as competências que devem ser aprendidas, as habilidades que devem ser praticadas, os comportamentos e ações que devo ressignificar, é o que devo aprender e desenvolver e o que obterei e proporcionarei com isso, é o quando estou disposto a colocar intenção, concentração e foco.

Quando for atender um cliente, entregar um produto ou serviço, se relacionar com pessoas, liderar equipes, aprender algo, escrever um post ou artigo, se pergunte “o que me define neste momento?” e tudo bem se você responder, que o que lhe define “é atender o suporte técnico da empresa” ou “vendo produtos pela internet”, mas se quiser encontrar realmente o que lhe define, pense pelos 3 aspectos de coração, consciência e mente, e talvez sua declaração mude para “ajudo as pessoas a obterem a melhor utilização do meu produto e serviço e terem suas dúvidas e perguntas respondidas de forma clara, transparente e honesta” ou até mesmo “proporciono produtos e serviços as pessoas que facilitam seu dia a dia, suas demandas e necessidades e principalmente seus desejos com qualidade, rapidez e informações claras e precisas”

Talvez a forma como você se define, possa lhe dar novas perspectivas e oportunidades, talvez elas simplesmente façam com que encontre o caminho para resultados extraordinários, e talvez você não precise mais inovar e transformar, pois o que te define fará isso por você.

O que te define? Conta pra mim, coloque nos comentários, quem sabe eu possa lhe ajudar?

 

 

 

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Iniciar Chat
Precisando de ajuda?
Coach Adriano Levy
Olá! Como posso lhe ajudar?