QUEM É VOCÊ? – CAMINHOS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL

Você conhece a sua personalidade e o seu estilo comportamental, sabe porque reage de forma diferente em diferentes situações.
Conhecer a si mesmo e ser capaz de ter presença, influenciar as pessoas e tomar as decisões corretas mesmo sobre pressão e nas condições mais adversas é a chave para o sucesso pessoal e profissional.
Na maioria das situações, temos a tendência de tomar decisões e ter atitudes que nos preservam da dor ou do sofrimento, porém estes comportamentos também nos afastam de nossos objetivos e propósitos.
Para conhecermos quem somos e também sabermos como agir com os diferentes tipos de personalidades e perfis comportamentais, a forma mais indicada é a análise comportamental DISC.
Esta análise irá mapear todos os seus comportamentos classificando-os nas quatro dimensões para determinar seus comportamentos, áreas de atenção, principais pontos de desenvolvimento, como reconhecer e gerar comunicação e empatia com os demais perfis, exercícios de comunicação e influência positiva, mapeamentos das características pessoais e como potencializar seu perfil comportamental para alta performance e realização.
É importante ressaltar que a devolutiva do relatório DISC deve ser feito por um COACH especializado em análise comportamental, que irá além de lhe explicar e detalhar os resultados da sua análise também irá lhe propor uma série de execícios de reflexão sobre o que melhorar, como melhorar, como utilizar este conhecimento para ter sucesso pessoal e profissional.
Abaixo estão as 4 principais dimensões medidas pela análise comportamental DISC
DOMINÂNCIA
Características: competitividade, agressividade, velocidade de decisão e foco em resultado. Por serem muito enérgicas, seus movimentos são rápidos, expansivos e firmes, gostam de correr riscos e de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Estão sempre correndo contra o tempo, mesmo quando não estão atrasados. Sua palavra de ordem é “DOMINAR”, adoram ter o controle e o poder sobre tudo e todos.
INFLUÊNCIA
Características: receptividade, facilidade em se comunicar e expressar-se, otimismo e extroversão. Foco em se relacionar com as demais, são espontâneas e entusiastas. Tendem a ser populares por onde passam e, como ponto de referência, acabam tendo facilidade para influenciar a todos. Muito falantes e emocionais, acabam deixando de lado a necessidade de ouvir, Podendo desmotivar quem está do outro lado apenas como expectador. Pessoas com este padrão de comportamento gostam de ser o foco das atenções e podem prometer demais, porque são muito otimistas e ansiosas por aprovação social. A palavra de ordem aqui é INFLUENCIAR”.
ESTABILIDADE
Características: calmos, prestativos, pacientes, modestos e descontraídos. ALTRUÍSMO é a palavra de ordem que os representa. São ansiosos para ajudar, leais e, muitas vezes excelentes membros de equipe. Falam calmamente e com serenidade e têm habilidade para ouvir, independentemente da situação em que se encontrem. Pode anular sua necessidade para atender a do outro. Confiáveis e equilibrados com as tarefas e pessoas, são muito persistentes e evitam mudanças que não estejam pautadas em seu senso de justiça ou segurança. Prezam por estabilidade, portanto decisões impulsivas ou automáticas são coisas que não se pode esperar desse padrão.
CONFORMIDADE
Características: precisas, lógicas, factuais, analíticas e cuidadosas. Elas necessitam ter o controle do ambiente e dos fatos, não gostam de mudanças e fazem de tudo para manter a ordem do ambiente, evitando ter de mudar a direção. Gostam de dados, informações e análises e por serem mais racionais dão prioridade aos resultados. São introspectivas e reservadas, preferem trabalhar no silêncio, concentradas e com pessoas que tenham as mesmas características que elas. A palavra de ordem que define este padrão é “CALCULISTA”, pois são focadas em tarefas e em garantir que as coisas sejam feitas corretamente.
Adriano Levy
Executive & Life Coaching, Analista DISC e ASSESS

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>