Liderança: Em busca do acordo condicional

No mapa da liderança, talvez existam vários “X” marcando o tesouro e as incontáveis riquezas por trás deles, porém o mais significativo e mais procurado tesouro de todos, pelo líder, é o de terminar o dia onde todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas com o resultado final.

Seja no momento de compartilhar ideias, opiniões, de dar ou de receber um feedback ou na tomada de decisão, sempre existiram várias objeções e critérios que por vezes impedem o líder e as equipes de chegarem a um denominador comum.

Quando estas objeções não existem, o que é raro, a questão pode ser simplesmente a forma de interpretação das partes que tenta generalizar, omitir ou distorcer as informações com intuito de melhor entender os significados criando assim uma representação interna da sua própria realidade.

Porém, o que todo líder deseja, nas interações e relacionamentos, é chegar a um ACORDO CONDICIONAL que atenda não somente as objeções, mas também os denominadores em comum, chegando mais próximo possível do que seria considerada uma SOLUÇÃO.

Para tanto, três fatores são essenciais para que todas as premissas, perguntas, objeções, questões e critérios sejam compreendidos de forma coletiva, são eles:

  • Consciência: Todas as partes envolvidas devem ter total consciência da realidade e dos fatos e de suas implicações e consequências;
  • Compromisso: Todas as partes envolvidas devem assumir a responsabilidade compartilhada com os resultados positivos e efetivos;
  • Propósito: Todas as partes envolvidas devem saber com clareza e transparência os objetivos a serem alcançados, como alcançá-los e porquê.

Para que isso ocorra, é preciso que o líder adote um comunicação responsável e que promova a inclusão de todos, com direitos e deveres iguais e a diversidade de perspectivas, ideias e opiniões, construindo um diálogo que busque:

  • Fatos e Informações: deve-se colher todas as informações e dados a respeito da situação ou contexto, assim como das possíveis soluções e resultados, de forma a afastar qualquer indício de suposições, conjecturas ou dúvidas.
  • Clarificar o Entendimento: Trazer o máximo de clareza e transparência, principalmente para as palavras subjetivas, e que podem ter vários significados e interpretações, evitando acreditar que o conteúdo é óbvio ou intrínseco.
  • Respeitar Limites: Saber que cada indivíduo possui sua própria realidade, limites, limitações, crenças e valores e por conta disso, respeitar suas dificuldades, competências e habilidades, dando apoio quando necessário, tendo tolerância e empatia.
  • Flexibilidade: Ser capaz, quando necessário, de adaptar as opções e escolhas, de forma a encontrar denominadores em comum que contribuam para os resultados e soluções satisfatórias.

O “SIM” marca o momento exato em que o acordo condicional foi atingido e o comprometimento, motivação e engajamento máximo foi atingido, este não é somente o momento esperado, mas aquele que todos buscam incessantemente em seus relacionamentos efetivos e onde os vínculos se estreitam de tal forma que é inevitável a formação de parcerias e prosperidade coletiva e individual, estraindo assim o máximo de cada indivíduo.

×
×

Carrinho